sexta-feira, 30 de julho de 2010
Tecnologia - Guia ensina uso seguro da internet com crianças.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
UFPEL - Trabalho de reabilitação da fauna silvestre é desenvolvido há dez anos
Dos mamíferos, chegam à triagem capivaras, veados e graxains, muitas vezes atropelados. Entre os répteis, os mais comuns são as tartarugas e jacarés. O Núcleo é o único que atende animais exóticos na cidade, sendo mais comum o gambá, a coruja, o coelho e o ramster.
Educação Ambiental
Outro trabalho importante realizado é na área de Educação Ambiental. Dez cidades da região já foram visitadas pelos profissionais do NURFS, através de palestras, a população recebe orientação sobre os procedimentos a serem adotados quando encontrarem um aninal sivestre e informações sobre apreensões e a entrega espontânea dos animais sem o ônus da multa.ConscientizaçãoApesar das inúmeras campanhas desenvolvidas por vários órgãos, ainda é pouca a conscientização das pessoas com relação aos animais silvestres. De acordo com a bióloga, as pessoas quando encontram algum animal silvestre se assustam e acabam machucando, quando o correto é telefonar para a Brigada, Ibama ou até mesmo para o NURFS, para que o animal seja destinado da forma correta, sem consequencias para a população e para a natureza. Criar espécie nativa em cativeiro é crime ambiental previsto em lei. Animal que vive preso perde a capacidade de sobreviver, muitas vezes sendo impedido de voltar ao ambiente natural. “Há muitos cães e gatos abandonados, esperando por adoção. Eles é que devem ser criados como bichinhos de estimação”, finalizou Greice.O NURFS trabalha com repasses da UFPel e do Ministério do Meio Ambiente. Para colaborar com este serviço é preciso entrar em contato com o núcleo através do telefone 3275.7227. O mesmo telefone pode ser utilizado para chamados e dúvidas sobre espécies nativas.
Fonte: Diário Popular - Pelotas.
Social Media Day é realizado pela 1ª vez em Porto Alegre
Ian Black, que produz conteúdo na web há 10 anos e já conquistou dois prêmios no Festival de Publicidade de Cannes, afirmou que o acesso à rede e às mídias sociais vem incentivando a leitura no país. "Nunca se leu e escreveu tanto no Brasil", disse o blogueiro, gerando debate sobre a qualidade do conteúdo produzido na web. Ian afirmou que as redes sociais não são fruto da era digital. "Adão viu todo aquele mundo para ele, mas não tinha com quem conversar. Aí, foi falar com Deus, reclamou, xingou muito no Twitter, e Deus fez Eva", brincou Ian Black.
Sobre a mídia social mais popular do Brasil, o Orkut, Black disse que ele é "responsável pela maior revolução cultural - e sexual - no País". Segundo o blogueiro, o site possui "células de construção de conhecimento", pois os usuários podem procurar comunidades de acordo com certos gostos, discutir os assuntos com outras pessoas que dividem as mesmas preferências, trocar informações, etc. Ele também destacou a importância do Orkut nos relacionamentos pessoais. "Um amigo diz que o Orkut só deu certo por causa da 'paquera'. Eu conheci minha mulher pelo Orkut", afirmou o blogueiro.
Black falou sobre fenômenos recentes da internet brasileira, entre eles o "CALA BOCA GALVÃO". A frase virou Trending Topic no Twitter durante a Copa do Mundo por causa de uma mentira coletiva de brasileiros sobre uma suposta campanha para salvar pássaros em extinção.O blogueiro chamou o autor do vídeo que lançou a mentira de "gênio", e justificou dizendo que "o vídeo é muito menos um protesto e muito mais uma 'tiração de sarro'". De acordo com Black, o seriado Lost foi um marco na cultura dos downloads e legendas. "A internet possibilitou que fãs discutissem a série, e alguns começaram a se oferecer para fazer as legendas voluntariamente. Lost foi o impulsionador desses grupos de legendas que existem hoje", disse o blogueiro.
As inscrições para o próximo encontro serão divulgadas pelo Twitter do evento (@smdpoa) e no perfil do Facebook (http://bit.ly/9zAqbb).
Fonte: Terra - por Mariana Bittencourt.
O Programa de Eficiência Energética da RGE estimula o conhecimento e a educação sustentável
Na tarde de terça-feira (27), foi executado o protocolo de intenções entre a RGE - Divisão de Poder Público e Projetos Especiais - e o município de Tapera para implantação do projeto da Caravana da RGE. O Executivo de Contas Gilmar Pavinato e a Gerente de Relacionamento Cristina Bins Ely fizeram uma exposição do projeto ao prefeito Ireneu Orth e às secretárias de Educação e de Desenvolvimento, Suely Linné e Délcia Maldaner, respectivamente, que coordenarão as ações em nosso município.O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia - PEE RGE, existe há mais de dez anos e que objetiva atingir um público estimado de 150.000pessoas, realizar 250 apresentações, percorrer 80 municípios, atender 600 escolas e capacitar 2.000 professores.
A Caravana RGE
Fonte: O Nacional - Passo Fundo.
terça-feira, 27 de julho de 2010
Efeito Estufa - Emergentes pedem proposta única de redução de gases
Durante um encontro realizado segunda-feira (26) no Rio, ministros do grupo Basic (Brasil, África do Sul, Índia e China) anunciaram a realização de estudos técnicos nos próximos meses para elaborar os parâmetros que serão levados à cúpula da ONU, marcada para novembro e dezembro em Cancún, no México. "Estamos dialogando para estabelecer posições convergentes, mas ainda precisamos avaliar o impacto das propostas de redução da emissão de gases nas economias domésticas", disse a ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
As autoridades cobram a adoção de metas diferenciadas de redução das emissões para cada nação, mas ainda não chegaram a um acordo em relação aos critérios que serão usados para estabelecer esses limites. Segundo a proposta, cada país teria direito a emitir um volume máximo de gases de efeito estufa, para tentar evitar um aumento significativo da temperatura do planeta. Para impedir um aquecimento de mais de 2°C em relação ao período pré-industrial, o Brasil defende o uso de parâmetros históricos, em que os países desenvolvidos estariam sujeitos a restrições maiores. A Índia sugere a adoção de metas de emissão per capita, em que as nações mais populosas teriam direito a limites mais altos.
Representantes das quatro nações se encontrarão novamente em outubro, em Pequim, para acertar os pontos do documento, que será proposto aos países em desenvolvimento do chamado G-77 e levado a Cancún. Os ministros reunidos no Rio, no entanto, reconhecem que as diferenças entre as nações do grupo pode dificultar um acordo.
Fonte:Diário Popular - Pelotas.
Bilhetes de loteria vão diminuir de tamanho parar evitar a derrubada de árvores.
Fonte: Diário Popular - Pelotas.
Neurocientista brasileiro ganha prestigioso prêmio nos EUA
O médico brasileiro Miguel Nicolelis foi anunciado como ganhador do prêmio do Instituto Nacional de Saúde para pesquisas pioneiras. Ele vai receber US$ 2,5 milhões (o equivalente a R$ 4,5 milhões) em financiamento para expandir seus estudos do cérebro humano, segundo um comunicado da Universidade Duke, onde ele trabalha, nos Estados Unidos. Ele é o primeiro cientista brasileiro a ganhar o prêmio, que é o mais prestigioso oferecido pelo governo dos Estados Unidos para pesquisadores da área.O médico paulista é professor de neurobiologia, engenharia biomédica e ciências psicológicas e do cérebro no Centro para a Neuroengenharia da Universidade Duke. Ele é responsável por uma nova técnica que pode dar grandes esperanças aos pacientes vitimados pelo mal de Parkinson. O estudo, feito com camundongos, ganhou a capa de uma edição do periódico científico "Science".
O Prêmio Pioneer do Instituto Nacional de Saúde é oferecido como reconhecimento a cientistas com "criatividade excepcional que propõem pesquisas biomédicas e de comportamento altamente inovadoras e com potencial de produzir um grande impacto em problemas importantes", segundo o comunicado oficial da universidade. Além de Nicolelis, outros 81 pesquisadores já receberam o prêmio desde que ele teve início em 2004.Segundo a universidade Duke, Nicolelis deve usar o prêmio para avançar no desenvolvimento da investigação de princípios básicos de neurofisiologia que permitem circuitos neurais no cérebro a gerar comportamentos sensoriais, motores e cognitivos.
Fonte: G1 Globo - Ciência e Saúde.
Decreto regulamenta Programa Um Computador por Aluno
O Ministério da Educação já adquiriu 150 mil laptops.Para inclusão no Recompe, terão prioridade as soluções de software livre e de código aberto e sem custos de licenças, conforme as diretrizes das políticas educacionais do Ministério da Educação. O decreto prevê isenção de Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), PIS/Pasep e Cofins, Imposto de Importação e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico para as empresas habilitadas pelo Recompe.As empresas fornecedoras devem obedecer ao Processo Produtivo Básico (PPB) específico, detalhado no decreto, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros Fernando Haddad (Educação), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Sergio Machado Rezende (Ciência e Tecnologia).
Fonte: Diário Popular.
Tecnologia faz brasileiros tirarem mais fotos.
Fotos pelo celular inspiraram trabalho de designer.
domingo, 25 de julho de 2010
Beto Albuquerque visita Fórum Internacional Software Livre

Já Tarso Genro, assegurou a retomada de um projeto voltado para o setor: “Iremos retomar o programa de incentivo ao Software Livre que foi criado no governo Olívio e interrompido pelos governos seguintes. Este é um elemento libertário para organizar uma sociedade mais justa e para fortalecer a cidadania e a participação”, ressaltou.Tarso e Beto Albuquerque estiveram acompanhados de um dos organizadores do evento, o especialista em TI, Marcelo Branco.
O Fórum Internacional Software Livre é promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL. O fisl acontece anualmente e conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais e multinacionais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas privada e pública, além do público em geral.
Na foto Deputado federal Beto Albuquerque ao lado de Traso Genro e Marcelo Branco no FISL.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Pampa gaúcho já perdeu 54% de sua área original
Só uma operação combateu desmatamento no pampa de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as causas da devastação do bioma ainda estão sendo investigadas. Ela sugere, porém, que a produção de soja, celulose e a pecuária estão são os principais agentes do desmatamento.“No passado, a causa estava relacionada à questão pecuária. Mais recentemente, surgiu uma discussão sobre reflorestamento por conta das papeleiras e um pico de entrada de soja. Mas agora vamos avaliar”, disse Izabella.
Mesmo com o avanço do desmatamento, o pampa não está entre as maiores preocupações do ministério. O bioma tem a menor taxa anual de área suprimida entre os cinco pesquisados. Enquanto na região gaúcha o índice é de 0,20%, o do cerrado alcança 0,69% de devastação anual. O pantanal, a Amazônia e a caatinga também estão sendo reduzidos mais rapidamente. A Polícia Federal planejou 861 operações de combate ao desmatamento em 2010. O maior número, 226, é destinado à Amazônia e apenas uma foi direcionada para o pampa.
Fonte: Comunicação- Portal Social - Zero Hora.
Departamento de Meio Ambiente e prestadores de serviço discutem destinação de resíduos em Tio Hugo
A reunião teve como objetivo principal esclarecer aos prestadores de serviços a maneira correta em relação à destinação dos resíduos prevista pela legislação ambiental, assim como a isenção de licenciamento ambiental para algumas atividades do ramo. De acordo com o Departamento, as empresas interessadas em solucionar possíveis problemas ambientais existentes na empresa deverão num primeiro momento fazer o levantamento quantitativo da atividade potencialmente poluidora, para que posteriormente seja elaborada uma ação que visa encaminhar os resíduos produzidos para um local devidamente licenciado para recebê-los e ou processá-los.
Abertas as inscrições para Prêmio Agroambiental Monsanto

As propostas a serem submetidas pelos candidatos devem ser inéditas no Brasil e não podem ter sido aplicadas comercialmente. Um dos principais requisitos é que as propostas apresentem práticas inovadoras e levem informações de maneira clara para a sociedade. Podem participar estudantes de cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, graduação ou pós-graduação (lato sensu), devidamente matriculados no ano letivo de 2010, com o auxílio, opcional, de um professor orientador pertencente à mesma instituição de ensino.
O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 12 mil (pesquisador) e R$ 6 mil (estudante), além de viagem para participar de evento internacional e nacional, respectivamente, relacionadas aos temas do concurso, a ser realizada em 2011. Os segundos e terceiros colocados de ambas as categorias ganharão um notebook cada.
Mais informações: http://www.premiomonsanto.com.br/
Fonte: Planeta Universitário (http://www.planetauniversitario.com.br/)
Acessoria de Comunicação da FAPERJ
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Internet: 87% dos brasileiros acessam redes sociais
A lista dos países que mais acessam redes sociais é liderada pela Índia, com Sérvia, Coréia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia, Itália e Brasil na sequência. As redes mais usadas no Brasil, segundo a pesquisa, são Orkut, YouTube, MSN, Twitter, Facebook e LinkedIn.Diz o estudo do Ibope que 83% dos brasileiros acessam redes sociais por motivos pessoais e 33% para uso profissional. O uso mais comum nelas é ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar seu perfil (76%). A região Nordeste tem maior uso (90%) que a Sudeste (85% dos pesquisados), de acordo com a pesquisa.
Fonte: Terra/Tecnologia
Com os pés na grama

Agora, é só torcer para a novidade verde chegar por aqui.
Fonte:ClicRBS - Nosso Mundo Sustentável.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
RS é estratégico para a abertura de rotas regionais para a Azul
Urbahn não descartou a possibilidade de o Estado ser indispensável se a empresa tentar entrar no mercado internacional. A ideia é aproveitar a proximidade do RS com Argentina e Uruguai. Porto Alegre ocupa a terceira posição em volume de operações e de mercado na empresa, ficando atrás apenas de Campinas (SP) e Rio de Janeiro. Urbahn antecipou que, até o final do ano, a empresa fará mais uma ligação com Porto Alegre. Apesar de não antecipar qual será o destino, disse que é possível que seja Brasília ou alguma cidade do Nordeste. “É um destino que favorecerá aos gaúchos”, adiantou. Hoje, a Azul tem voos de Porto Alegre para três destinos: Navegantes, em Santa Catarina, Campinas, em São Paulo, e Rio de Janeiro.
Para o vice-presidente operacional da Azul, Miguel Dau, o desafio é melhorar a infraestrutura do principal aeroporto gaúcho. Segundo ele, a capacidade do Salgado Filho de receber voos está quase esgotada. “É indispensável realizar investimento”, ressaltou.
Fonte:Correio do Povo - por Gilberto Simon
Sustentabilidade
De olho no consumidor atento à sustentabilidade, as grandes redes de supermercados apostam cada vez mais nas lojas "verdes". Nesses ambientes são utilizadas técnicas de construção ecológica - como sistemas de economia de energia, captação de água da chuva, telhados que aproveitam a luz natural - e, nas prateleiras, é maior a oferta de produtos orgânicos e com certificações socioambientais. Os supermercados também se transformaram em centros de coleta seletiva, onde o consumidor pode descartar o lixo reciclável, pilhas e baterias, óleo de cozinha e até celulares antigos.
Além das tecnologias que permitem um uso mais racional de água e energia elétrica, o que caracteriza um supermercado verde também é a maior oferta de produtos orgânicos e certificados nas prateleiras. Hoje, do total de alimentos orgânicos produzidos no País, 89% são vendidos nas grandes redes, que têm verificado crescimento de médio de 40% nas vendas de produtos cultivados sem agrotóxicos, a cada ano. Além de orgânicos, redes como Carrefour oferecem produtos que vêm de fazendas onde é possível rastrear a produção.
Diário Popular - Pelotas / Agência do Estado.
Tecnologia a favor do ambiente
Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, a partir de hoje, de uma competição nacional que premiará o meio ambiente.A 7ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que ocorre até sábado, em São Paulo, conta com três carros do projeto Bambuzinho, desenvolvido por estudantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), do Desenho Industrial e das engenharias Elétrica e Mecânica da UFSM.
Vence o protótipo que percorrer 12 voltas na pista do kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com velocidade média de 25km/h, gastando a menor quantidade de combustível.A competição, disputada por 35 equipes de universidades do país, ocorre em três categorias: carros a álcool, a gasolina e a eletricidade. E a UFSM tem uma equipe em cada uma delas.
Para chegar aos protótipos que estarão nas pistas, os alunos tiveram muita pesquisa pela frente.Segundo o professor de Mecânica do Ctism, Fernando Bayer, a ideia é incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir o uso de combustíveis e, com isso, a emissão de gases poluentes na natureza.Entre as equipes de Santa Maria, o trabalho também passou pela escolha de materiais biodegradáveis para construção dos carros. Foram utilizados bambus – daí o nome do projeto –, fibra de vidro e até seda.
Conforme o professor Luiz Antônio Righi, integrante da equipe do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, que envolve as engenharias, um dos protótipos, o EESM 09, é totalmente novo e será utilizado pela primeira vez em competições.– Até poucos dias, nem o pessoal aqui do centro sabia como o carro era. Tudo foi mantido em segredo – diz o docente.Os outros dois carros – o UFSM 50 e o EESM 10 – apresentam outra novidade: o sistema de injeção eletrônica.
Funciona assim: o piloto atinge a velocidade desejada e desliga o motor do carro, economizando energia. O uso de fibra de vidro na estrutura também é inovador.– O carro é energeticamente eficiente e ecologicamente correto – avalia o professor Geomar Machado Martins, do curso de Engenharia Elétrica.Apoio – Os veículos foram construídos com apoio de empresas da cidade (Gautier Indústria de Capacetes, Idema, Tabarelli, Benvenutti e Makita).
A estimativa média de custo de cada um deles é R$ 10 mil. A universidade entrou com o uso de laboratórios e custeio da viagem para os participantes. Alguns alunos ainda recebem bolsas de estudo. A premiação da maratona é dois protótipos de carros da Fiat para o primeiro e o segundo lugar de cada categoria
A concessionária de energia Ampla, de Niterói (RJ), usa seis carros elétricos da marca indiana Revai em sua frota há mais de um ano. Com lugar para quatro pessoas e capacidade de rodar até 80 quilômetros, os veículos são silenciosos, mais econômicos e não emitem gases na atmosfera. Quando está em uma ladeira, ele deixa de gastar, e o motor gerar energia para recarregar as baterias.
Fonte: Diário de Santa Maria por Lizie Antonello.
sábado, 17 de julho de 2010
Beto participa de abertura da Caravana Digital do PT no RS
Em sua fala, Beto anunciou que acabara de saber após telefonema de sua esposa, Daniela, que será pai mais uma vez. Enquanto era aplaudido a informação era rapidamenta divulgada pelas redes sociais dosparticipantes.Enquanto o guru da informação digital e criador do Softwere Livre Brasil Marcelo Branco apresentava a campanha digital da candidatado PT a presidente da República, Dilma Rousseff, dezenas de participantes do encontro “twitavam” o que ouviam e comentavam a largada da Caravana Digital em suas redes sociais.
A caravana, que tem como objetivo mobilizar militantes do partido através de ambientes como Orkut e Twitter, já passou por 22 capitais.Branco é um dos personagens centrais desta série de eventos é o estrategista da campanha em mídias digitais de Dilma. Dono de uma postura irreverente dentro e fora da rede, Branco é um ativista da ampla utilização de plataformas de UGC como forma de contato entre candidatos e eleitores.
Tarso , que abriu o encontro, disse que é preciso cavar novos espaços de divulgação da nossa informação, o que aponta para a grande importância das redes sociais. Como exemplo da eficácia e rapidez das mídias digitais, Marcelo Branco apresentou no telão o clip Dilma Boy, novo hit da campanha da petista. Paródia feita por um usuário de uma música da estrela pop americana Lady Gaga, o Dilma Boy popularizou o bordão “Ela é amiga do homem”, se referindo a Lula.
Os olhos de Branco brilham como os de um pai coruja quando fala do vídeo: “Os apoiadores da campanha passaram a ser um elemento importante na formação de opinião. Eles têm a possibilidade de construir os próprios conteúdos, com sua própria voz, com seu próprio texto, sua própria imagem. Nós tivemos o exemplo, nessa semana, do Dilma Boy, um vídeo produzido de forma independente por um garoto de 25 anos do interior de Goiás e que hoje é o ‘webhit’ da internet brasileira. Certamente isso mostra que os apoiadores sabem dar uma linha para campanha e nós estamos atentos a isso”.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Zona Sul de Porto Alegre terá cinema 4D
Gramado já possui um dos poucos do Brasil com a mesma característica.A projeção em 4D tem simulação de movimentos nas poltronas e efeitos sensoriais, que são os grandes diferenciais da novidade. As simulações permitem a percepção do vento, respingos d’água e de contatos de objetos, por exemplo. Além disso, um sistema de som de última geração garante alto nível de entretenimento e diversão.
O contrato com a empresa exibidora acaba de ser fechado pelos empreendedores do Pontal do Estaleiro.
Fonte: Porto Imagem por Gilberto Simon
quinta-feira, 15 de julho de 2010
O Deputado Federal Beto Albuquerque recebe depoimento do Ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende
Especialistas nas culturas do milho e sorgo estarão reunidos nesta segunda-feira em Vacaria
Durante a manhã de segunda-feira, os participantes poderão conferir os mini-cursos de produção de milho pipoca (qualidade de rendimento) e manejo do sorgo para pastagem. Ás 13h30, o agrônomo Zeferino Chielle, da Fepagro, fará um diagnóstico do sorgo do RS e o agrônomo Dulphe Pinheiro Machado, da Emater/RS-Ascar, falará sobre o milho no RS; ás 14h será apresentado o painel: Milho, uma decisão estratégica, com o painelista Antonio da Luz, do Sistema Farsul, e Geografia do mercado do milho, painelista Odacir Klein, da Abramilho; às 16h, painel : Ecofisiologia do milho, painelista Antônio Luis Fancelli , da ESALQ.
Na terça-feira, às 8h, palestra: Estratégias de manejo do arranjo de plantas para aumentar o rendimento de grãos, painelista Luiz Sangoi , da UDESC; 9h, palestra: Manejo da irrigação, painelista Mirta Teresinha Petry , da UFSM. Às 10h30, iniciam as discussões em comissões técnicas sobre Genética, Melhoramento e Tecnologia de Sementes; Difusão de Tecnologia e Socioeconomia, Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais, Nutrição Vegetal e Uso do Solo; e Fitopatologia; Entomologia e Controle de Plantas Daninhas. Às 16h, palestra sobre Biotecnologia para o controle de pragas, palestrante José Magid Waquil; 17h, palestra sobre A evolução do complexo de doenças na cultura do milho, palestrante Ricardo Casa, Udesc;
Na quarta-feira, às 8h, palestra: Qualidade de grãos de milho, com o professor da Ufrgs, Christian Bredemeier e das 9 às 12h sessão plenária de apresentação dos trabalhos destaque nas comissões e encerramento. O resultado dos encontros servirá de base para o lançamento de uma publicação com as indicações técnicas para essas culturas.
Outras informações e a programação completa no site: www.asav.com.br/reuniaomilho
Fonte: Secretaria da Ciência e Tecnologia RS http://www.sct.rs.gov.br/
terça-feira, 13 de julho de 2010
Bento Gonçalves (RS) sedia feira internacional de tecnologia
24/04/2010
A Emater/RS-Ascar estará presente na 4ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - Fiema Brasil 2010, que se inicia nesta terça-feira (27) e se estende até sexta (30), nos Pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves. Ordenando a cadeia de negócios, o evento é segmentado em dez setores, como gestão de efluentes líquidos, geração e conservação de energia e tratamento de emissões atmosféricas.
Organizada pela Fundação Proamb, a feira reunirá expositores nacionais e internacionais em três áreas principais de atuação: ecoindústria (produtos e serviços de despoluição ambiental), indústria alternativa (bens voltados à produção mais limpa) e ambientalmente responsáveis (produtos e serviços complementares, como gestão de resíduos e reciclagem).
Segundo os organizadores, a Fiema Brasil 2010 vai além do âmbito comercial, constituindo-se em um amplo ambiente de troca de conhecimentos e fórum de discussão de temas relacionados à questão ambiental e à sustentabilidade. Por isso, o evento irá apresentar uma intensa programação paralela, que terá entre as atrações o Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, a Jornada Técnica - Gestão Municipal, o Seminário de Segurança do Trabalho, a Casa Sustentável e o Fórum Nacional de Energias.
A Emater/RS-Ascar será uma das expositoras, mostrando uma maquete de uma unidade de produção de leite, com salas de ordenha, espera e alimentação para os animais, sistemas de captação de água da chuva através de dreno (no solo) e calha (aérea) e armazenamento em cisterna revestida de manta (Pead) para utilização na limpeza das instalações e para os animais. A presidente interina da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezono, fará palestra na quarta-feira (28), falando sobre experiências em sustentabilidade.
Casa Sustentável
A Emater/RS-Ascar também irá promover, no dia 27, uma oficina de uso de plantas medicinais e condimentares, juntamente com o permacultor e jardinista orgânico Eduardo Diehl. A oficina acontece a partir das 14 horas, na Casa Sustentável, uma construção estruturada e utilizada dentro dos princípios ambientais, que, além de apresentar conceitos contemporâneos das edificações eco, será ponto de concentração de informações na área da sustentabilidade. A casa abrigará diversas palestras e cursos voltados a públicos como arquitetos e engenheiros civis, donas de casa e público em geral.
Brasileiros descobrem no RS fóssil de superpredador
11/05/2010
Pesquisadores da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), no Rio Grande do Sul encontraram um fóssil completo do superpredador prestosuchus, que viveu há aproximadamente 238 milhões de anos no período Triássico.
A descoberta ocorreu há um mês no município de Dona Francisca, região central do Estado (260 km de Porto Alegre).
O paleontólogo Sérgio Cabreira e o Lúcio Roberto da Silva conseguiram visualizar parte do fóssil após intensas chuvas que atingiram a região.
O fóssil quase completo do tecodonteprestosuchus chiniquensis, de aproximadamente 7 m de comprimento e 900 kg, representa um dos répteis - considerado um grupo ancestral dos dinossauros e aves - mais importantes já encontrados.
Sérgio Cabreira diz que até hoje nenhum prestosuchus encontrado e em exposição estava tão completo.
- Esta descoberta permitirá uma melhor compreensão da anatomia de prestosuchus e irá favorecer uma reconstrução mais precisa do esqueleto do animal. Uma vez que, este é o único fóssil deste grupo a apresentar uma pata traseira preservada, o mesmo trará novas informações sobre a locomoção desses incríveis répteis.
O exemplar foi tombado pelo acervo do Museu de Ciências Naturais da Ulbra.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Faculdade de Tecnologia Senac-RS promove encontro Multicultural
No dia 13 de julho, a Faculdade Senac-RS promoverá o próximo Encontro Multicultural. Nesta edição, o evento terá como tema ”El Caminho de Santiago de Compostela". Os participantes poderão conferir, a partir das 19h15, uma palestra com a professora Ivete Selbach. Durante o bate-papo descontraído e em espanhol, ela contará sobre a sua experiência de peregrinação no Caminho. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece no auditório da Faculdade (Rua Coronel Genuíno, 358, Centro).
“A peregrinação a Santiago transformou-se em um destacável acontecimento religioso e cultural. Proporcionamos esse evento com o objetivo de mostrar aos participantes os aspectos dessa cultura, por meio de um bate-papo descontraído em espanhol”, explica o coordenador de Multilínguas do Senac-RS, Julio Morandi. Iniciado na Idade Média, o passeio foi recentemente reconhecido como o primeiro itinerário cultural europeu. O percurso, feito a pé, tem como destino a cidade Santiago de Compostela, na Galícia, região do norte da Espanha.
Mais informações sobre o Encontro Multicultural podem ser obtidas através do telefone (51) 3212-4444 ou pelo e-mail multilinguas@senacrs.com.br
Geração Y não abandonará as redes sociais
Matemáticos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, desenvolveram uma fórmula para prever o surgimento dos chamados congestionamentos fantasmas - engarrafamentos que surgem de uma hora para outra, sem motivo aparente, em vias com grande concentração de veículos.
A equação poderá ajudar na criação de projetos para desenvolvimento de vias com menor potencial de congestionamentos.
O modelo descreve como e por que os engarrafamentos são formados. A análise inclui fatores à primeira vista pouco importantes, como freadas súbitas ou a circulação de veículos muito próximos uns dos outros.
"As equações, semelhantes às usadas para descrever a mecânica de fluidos, levam em conta fatores como a velocidade de trânsito e densidade do tráfego para calcular as condições para formação e expansão de congestionamentos", diz Morris Flynn, o principal responsável pelo estudo.
Planejamento viário
O modelo não contribui para acabar com congestionamentos já formados. Nesse caso, os motoristas continuam sem ter o que fazer, afirma Flynn.
Mas a fórmula pode ajudar especialistas em planejamento viário na determinação de limites de velocidade adequados.
O estudo também pode contribuir para identificação de locais com maior densidade de veículos e maior risco de acidentes.
Às avessas
Para o desenvolvimento das equações, os cientistas do MIT se basearam, em parte, em um experimento conduzido por cientistas japoneses.
Na ocasião, motoristas foram instruídos a dirigir a 30 km/h e manter uma distância constante do carro da frente em uma via circular. Rapidamente, o trânsito sofreu problemas.
Quanto maior a densidade de veículos, mais rapidamente os congestionamentos se formavam.
Agora, os cientistas do MIT pretendem começar a estudar como outros aspectos contribuem para a formação de congestionamentos, como, por exemplo, a quantidade de pistas das vias.
BBC
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Programa Petrobras Ambiental realiza Caravana em Porto Alegre (RS)
Com o tema ”Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”, a edição 2010 do PPA irá destinar R$ 78 milhões para projetos voltados para a gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas. Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente.
Além das oficinas presenciais, haverá atendimento on-line durante todo o período das inscrições, de segunda-feira a domingo, das 9h às 21h. A Caravana Virtual vai usar uma nova ferramenta (formspring), que permitirá aos técnicos do Programa responder as dúvidas sobre a seleção pública pela internet, e que ficarão disponíveis a qualquer usuário, permanentemente.
As Caravanas Ambientais são oficinas presenciais e gratuitas que visitam todos os estados brasileiros.O cronograma completo das Caravanas está disponível no site www.petrobras.com.br/ppa2010.
Sobre o Programa Petrobras Ambiental
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, o Programa investe em projetos de todo o país, voltados à conservação e preservação dos recursos ambientais e a consolidação da consciência socioambiental brasileira, relacionados aos temas Água e Clima. As inscrições no Programa Petrobras Ambiental serão realizadas até 19 de agosto de 2010 e serão aceitas exclusivamente iniciativas de projetos sob a responsabilidade de pessoas jurídicas sem fins lucrativos, com atuação no Terceiro Setor, como associações, fundações, ONGs, Oscips e demais organizações sociais. Poderão ser inscritos projetos que solicitem patrocínio no valor de até R$ 3,6 milhões e que sejam executados entre 18 e 24 meses. Os projetos que ultrapassarem o valor de R$ 3,6 milhões terão as inscrições aceitas, desde que os valores solicitados à seleção pública não ultrapassem essa soma.
Data: sexta-feira, 09 de julho de 2010
Fonte: ClicRBS - Portal Social/ Meio Ambiente.
Lama retirada do porto vai gerar energia.
Energia da lama
Por ano milhões de toneladas de lama são retiradas do fundo dos portos de todo o Brasil. O resíduo é armazenado e depois despejado no oceano, em áreas onde causa menor impacto ambiental.
Buscando evitar riscos à diversidade marinha e agregar benefícios à população, pesquisadores da Fundação Universidade Rio Grande (Furg), do Rio Grande do Sul, desenvolveram um projeto para transformar a lama coletada em energia elétrica.
O objetivo é criar uma Unidade de Tratamento de Sedimentos de Dragagem, que deve ser instalada ainda este ano no Porto do Rio Grande, no município gaúcho de Rio Grande.
Reator de energia
A dragagem é um procedimento em que uma embarcação recolhe os sedimentos do fundo do leito dos portos, usando uma espécie de aspirador. Esse processo é feito para manter a profundidade do local por onde os barcos e navios navegam.
Em vez de despejar a lama no oceano, ela passará a ser transferida para reatores na unidade de tratamento.
Segundo a coordenadora do projeto, Christiane Ogrodowski, a energia elétrica é captada nesta fase. Eletrodos instalados nos tanques de armazenamento captarão os elétrons que são produzidos na decomposição da lama. Esses elétrons podem ser transferidos para baterias ou irem direto para a distribuição de energia.
"O projeto tem potencial de gerar 580 megawatts por hora, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de até 600 mil habitantes. É uma tecnologia inovadora", afirma Cristiane. Para os próximos cinco anos, a expectativa é a de que sejam retiradas 6,5 milhões de toneladas de lama do Porto do Rio Grande
Destino do material dragado
Contando também coma participação do professor Fabricio Santana, o projeto será o primeiro no País a gerar energia elétrica a partir da lama.
"É uma maneira de preservar o meio ambiente e ajudar a solucionar um problema mundial que é a destinação desse material dragado. Além disso, economicamente é uma das melhores formas de produzir energia", garante Christiane.
O projeto tem o apoio financeiro da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do Porto do Rio Grande e da Furg. Considerado um dos portos mais importantes da América Latina, devido à sua posição geográfica e extensão, o porto gaúcho é o segundo mais importante do País para o comércio internacional brasileiro.
Fonte: MCT -
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Descobertos aspectos genéticos da longevidade
Assinaturas genéticas
Por que somente algumas pessoas vivem mais de cem anos? Motivos econômicos e sociais à parte, o segredo pode estar no genoma. Cientistas acabam de descobrir uma série de assinaturas genéticas particularmente comuns em indivíduos centenários, mas que não estão presentes no restante da população.
Como o ser humano envelhece
A descoberta levanta a possibilidade de que, no futuro, as pessoas possam saber se têm ou não o potencial de viver ainda por muitas décadas - sem levar em conta, naturalmente, o histórico familiar, fatores ambientais ou de estilo de vida, por exemplo.
Partindo da tese de que determinados genes podem estar envolvidos no processo de viver até idades mais avançadas, Paola Sebastiani e seus colegas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, vasculharam os genomas de 1.055 homens e mulheres com mais de cem anos (cujos dados foram obtidos na pesquisa e em outras anteriores) e de 1.267 indivíduos mais jovens (grupo de controle). A pesquisa, cujos resultados foram publicados na edição desta sexta-feira da revista Science, também é importante para aumentar o conhecimento a respeito de como o ser humano envelhece.
Genes da longevidade
Os pesquisadores identificaram um número de marcadores genéticos que são especialmente diferentes entre centenários e indivíduos mais jovens. Em seguida, eles desenvolveram um modelo para calcular a probabilidade de uma pessoa atingir maior longevidade, com base em 150 polimorfismos de nucleotídeo único (marcadores genéticos) identificados pelo estudo.
O resultado foi notável. Com a ajuda do modelo, os cientistas foram capazes de estimar com 77% de exatidão se um determinado indivíduo ultrapassou ou não os cem anos. Mas os autores destacam que o modelo ainda está longe de ser perfeito.
O método poderá ser aplicado não apenas para avaliar a probabilidade de se tornar centenário, mas também no estudo de doenças relacionadas ao envelhecimento. "A metodologia que desenvolvemos pode ser aplicada a outros mecanismos genéticos complexos, incluindo doenças como Alzheimer, Parkinson, cardiovasculares e diabetes", disse Paola.
Estratégias de tratamento
O estudo observou que 45% dos mais velhos entre os participantes - aqueles com mais de 110 anos - tinham assinaturas genéticas com as maiores proporções de variantes associadas à longevidade entre as identificadas pelos cientistas.
Os pesquisadores dividiram as predições genéticas em 19 grupos característicos (ou assinaturas) que se correlacionam com diferentes expectativas de vida além dos 100 anos e com padrões diversos de problemas relacionados à idade, como demência, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Segundo os autores, pesquisas futuras dessas assinaturas genéticas poderão revelar padrões hoje desconhecidos a respeito do envelhecimento humano. Também poderão ser úteis para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento específicas para cada indivíduo.