terça-feira, 13 de julho de 2010

Bento Gonçalves (RS) sedia feira internacional de tecnologia

SITE AGROLINK
24/04/2010

A Emater/RS-Ascar estará presente na 4ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - Fiema Brasil 2010, que se inicia nesta terça-feira (27) e se estende até sexta (30), nos Pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves. Ordenando a cadeia de negócios, o evento é segmentado em dez setores, como gestão de efluentes líquidos, geração e conservação de energia e tratamento de emissões atmosféricas.

Organizada pela Fundação Proamb, a feira reunirá expositores nacionais e internacionais em três áreas principais de atuação: ecoindústria (produtos e serviços de despoluição ambiental), indústria alternativa (bens voltados à produção mais limpa) e ambientalmente responsáveis (produtos e serviços complementares, como gestão de resíduos e reciclagem).

Segundo os organizadores, a Fiema Brasil 2010 vai além do âmbito comercial, constituindo-se em um amplo ambiente de troca de conhecimentos e fórum de discussão de temas relacionados à questão ambiental e à sustentabilidade. Por isso, o evento irá apresentar uma intensa programação paralela, que terá entre as atrações o Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, a Jornada Técnica - Gestão Municipal, o Seminário de Segurança do Trabalho, a Casa Sustentável e o Fórum Nacional de Energias.

A Emater/RS-Ascar será uma das expositoras, mostrando uma maquete de uma unidade de produção de leite, com salas de ordenha, espera e alimentação para os animais, sistemas de captação de água da chuva através de dreno (no solo) e calha (aérea) e armazenamento em cisterna revestida de manta (Pead) para utilização na limpeza das instalações e para os animais. A presidente interina da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezono, fará palestra na quarta-feira (28), falando sobre experiências em sustentabilidade.

Casa Sustentável

A Emater/RS-Ascar também irá promover, no dia 27, uma oficina de uso de plantas medicinais e condimentares, juntamente com o permacultor e jardinista orgânico Eduardo Diehl. A oficina acontece a partir das 14 horas, na Casa Sustentável, uma construção estruturada e utilizada dentro dos princípios ambientais, que, além de apresentar conceitos contemporâneos das edificações eco, será ponto de concentração de informações na área da sustentabilidade. A casa abrigará diversas palestras e cursos voltados a públicos como arquitetos e engenheiros civis, donas de casa e público em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário