sábado, 17 de julho de 2010

Beto participa de abertura da Caravana Digital do PT no RS

A utilização das mídias sociais como ferramenta importante na campanha eleitoral foi unanimidade na abertura, na noite desta sexta-feira (16), da Caravana Digital do PT em Porto Alegre. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), usuário assíduo de redes sociais como twitter, afirmou que o grande ganho desta nova modalidade de campanha é o fim da intermediação entre o candidato e seus eleitores.“O que dizemos aqui é imediatamente acompanhado por nossos seguidores-eleitores sem nenhuma forma de interferência. O que dizemos é informado em tempo real e com fidelidade”, afirmou o socialista que participou do evento ao lado do candidato do PT a govenador do RS, Tarso Genro.

Em sua fala, Beto anunciou que acabara de saber após telefonema de sua esposa, Daniela, que será pai mais uma vez. Enquanto era aplaudido a informação era rapidamenta divulgada pelas redes sociais dosparticipantes.Enquanto o guru da informação digital e criador do Softwere Livre Brasil Marcelo Branco apresentava a campanha digital da candidatado PT a presidente da República, Dilma Rousseff, dezenas de participantes do encontro “twitavam” o que ouviam e comentavam a largada da Caravana Digital em suas redes sociais.

A caravana, que tem como objetivo mobilizar militantes do partido através de ambientes como Orkut e Twitter, já passou por 22 capitais.Branco é um dos personagens centrais desta série de eventos é o estrategista da campanha em mídias digitais de Dilma. Dono de uma postura irreverente dentro e fora da rede, Branco é um ativista da ampla utilização de plataformas de UGC como forma de contato entre candidatos e eleitores.

Tarso , que abriu o encontro, disse que é preciso cavar novos espaços de divulgação da nossa informação, o que aponta para a grande importância das redes sociais. Como exemplo da eficácia e rapidez das mídias digitais, Marcelo Branco apresentou no telão o clip Dilma Boy, novo hit da campanha da petista. Paródia feita por um usuário de uma música da estrela pop americana Lady Gaga, o Dilma Boy popularizou o bordão “Ela é amiga do homem”, se referindo a Lula.

Os olhos de Branco brilham como os de um pai coruja quando fala do vídeo: “Os apoiadores da campanha passaram a ser um elemento importante na formação de opinião. Eles têm a possibilidade de construir os próprios conteúdos, com sua própria voz, com seu próprio texto, sua própria imagem. Nós tivemos o exemplo, nessa semana, do Dilma Boy, um vídeo produzido de forma independente por um garoto de 25 anos do interior de Goiás e que hoje é o ‘webhit’ da internet brasileira. Certamente isso mostra que os apoiadores sabem dar uma linha para campanha e nós estamos atentos a isso”.

Questionado sobre a dificuldade de Dilma estar presente em todos os espaços a que se propôs, como o Orkut, Branco afirma que o objetivo da campanha nas mídias sociais nunca foi centralizar na figura da candidata as ações na rede. Para ele, o objetivo seria utilizar os espaços já criados pelos próprios usuários.Ainda que parte da imprensa gaúcha estivesse presente para cobrir o evento e que um caminhão estacionado em frente ao local transmitisse o encontro pela web, os participantes ocuparam-se em reportar o que acontecia lá dentro através de notebooks, celulares e outros dispositivos móveis conectados.


Assessoria de Imprensa do deputado com Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário