segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tecnologia da Informação é prioridade para deputado Beto

Uma parceria entre o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) e o setor de Tecnologia da Informação começou a ser concretizado na tarde desta segunda-feira (16). Em reunião com representantes do Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação (CETI), em Porto Alegre, Beto recebeu reivindicações, principalmente no que se refere à ampliação e qualificação do ensino técnico nesta área.
Envolvido nas questões de ciência e tecnologia desde o primeiro mandato de deputado federal, Beto, que agora concorre pela quarta vez, afirmou aos representantes das entidades que é necessário fazer o governo federal entender a necessidade e a urgência de ações na área de TI. “Essa é a pauta número 1 porque interessa a muita gente”, salientou o parlamentar.
Presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assepro-RS), Márcio Miorelli, destacou que o setor pretende entrar o ano de 2011 com forte atuação e com parceiros no Congresso Nacional. A capacidade de competitividade é outra preocupação das entidades, que acreditam que a prioridade neste momento deve ser a busca pela inovação, capacitação e internacionalização das empresas.
Embora o setor de TI esteja mobilizado nacionalmente, os representantes das empresas estão certos de que suas pautas ainda não repercutem no Congresso como deveriam, por isso sentem a necessidade de buscar parlamentares comprometidos com a causa. “Esse protagonismo político de nossas entidades deve se transformar em força no Congresso”, afirmam.
Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), Edgar Serrano defendeu o investimento na formação de mão de obra, com cursos técnicos de formação. Beto lembrou aos representantes das entidades que o governo Lula deu um salto no que diz respeito a instituições de ensino técnico. “Em 103 anos o Brasil criou 103 escolas técnicas. Nos últimos oitos anos, período do governo Lula, outras 214 escolas técnicas foram criadas, destas 160 foram efetivas, 18 delas no Rio Grande do Sul”, comemora Beto.
O deputado destacou ainda que é preciso trabalhar pela modernização do currículo dos cursos técnicos e detalhou o trabalho desenvolvido pelo MEC nesta área por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Beto afirmou ao grupo que apoiará as pautas por eles apresentadas e que defenderá que o PSB permaneça à frente do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para que ações na área de TI continuem sendo implementadas. “É fundamental compreender a importância do setor que vocês representam”, concluiu Beto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário