quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exposições no MCT no Ano Internacional da Biodiversidade

PUCRS

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) participa do Ano Internacional da Biodiversidade com diversas exposições. Entre os destaques estão "A Biodiversidade dos Fungos Liquênicos (Líquens) da Floresta de Araucária do Rio Grande do Sul", com fotografias e exemplares colecionados no herbário do Museu e "Serpentes: Fatos e Mitos", que busca popularizar o conhecimento a respeito das serpentes, seus aspectos biológicos, curiosidades e lendas que vão desmistificar fatos mal interpretados sobre esses animais.

Outra atração é a mostra fotográfica "Aves dos Campos de Cima da Serra", que irá sensibilizar para os efeitos da degradação ambiental e chamar atenção para a biodiversidade e a natureza, à ecologia, sustentabilidade e economia. São inúmeras imagens das principais espécies de aves e de paisagens dos Campos de Cima da Serra, como as do Planalto das Araucárias do Estado e de Santa Catarina. Além disso, o visitante pode conhecer mais de 700 experimentos interativos e atrações como o giroscópio, simuladores de vulcões, terremotos, evolução da terra e das marés e experimentos na área de comunicação, como o estúdio de televisão e videofones, entre outras atrações. Mais do que um passeio, é uma aula prática de biologia, física, matemática, comunicação, geografia e história.

O MCT funciona de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h, no prédio 40 do
Campus da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre)
. Informações pelo telefone (51) 3320-3521 ou pelo site http://www.pucrs.br/mct.


Concurso "A Biodiversidade no Brasil"

O Museu de Ciências e Tecnologia, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, está promovendo o concurso "A Biodiversidade no Brasil". Os participantes serão divididos em duas categorias. A primeira, chamada "Animais e plantas na ponta do lápis!", é voltada a artistas de 7 a 12 anos e, nela, cada interessado poderá concorrer com um desenho sobre a biodiversidade. Na segunda categoria, "A biodiversidade por trás da câmera!", jovens de 13 a 17 anos poderão enviar até três fotografias sobre o tema. A promoção faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 18 a 24 de outubro, e tem como tema "Ciência para o desenvolvimento sustentável". Os trabalhos podem ser enviados até 1º de setembro para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Detalhes no site www.pucrs.br/mct/concursobiodiversidade. O primeiro lugar de cada uma das categorias ganhará uma viagem, com direito a um acompanhante adulto, para conhecer espaços de ciência no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário